A ponte para a colaboração: a visão de Marcelo Salomão, presidente do LIDE Portugal

Da tradição em Ribeirão Preto, Brasil, à inovação em Lisboa: conheça A jornada empresarial de Marcelo Salomão e o momento de integração entre Portugal e Brasil.

Marcelo Viana Salomão, 2023 | Foto: Divulgação

O revigorar da ligação luso-brasileira no mundo empresarial toma uma nova forma com a chegada do LIDE Portugal. À frente deste movimento encontra-se Marcelo Salomão, uma personalidade que junta tradição e inovação do panorama empresarial brasileiro e que agora se propõe a consolidar esta ligação em negócios em Portugal, através do LIDE. Nesta entrevista, Salomão revela a sua visão para o LIDE Portugal, os seus planos e o potencial que vislumbra no mercado português.


Pode partilhar um pouco da sua trajetória e do seu momento enquanto presidente do LIDE Portugal?

MS: Sou sócio do escritório Brasil Salomão, com sede em Ribeirão Preto. A filiação ao LIDE desde sua chegada em Ribeirão há dez anos, consolidou-se com um laço fortalecido pela sinergia de valores e objetivos. Esta associação crescente levou-me a me tornar sócio de Fábio Fernandes no LIDE Ribeirão. Com a expansão do nosso escritório no Brasil e sua internacionalização em Lisboa em 2018, o LIDE Portugal nasceu de uma visão comum de fortalecer os laços empresariais entre os dois países. Com a colaboração de uma equipe robusta e dinâmica, assumir a presidência desta entidade representa para mim uma oportunidade inestimável de fazer história no mundo empresarial português.

No que toca a oportunidades para empresários, qual é o foco do LIDE Portugal? Como pretende a organização diferenciar-se na estratégia de lideranças?

A reunião de executivos de topo de várias vertentes do mercado, com um foco unificado em construir um mundo melhor, gera naturalmente oportunidades. As conexões e sinergias se tornam evidentes em cada evento. O LIDE tem sido um catalisador de negócios global. Através do LIDE Portugal, pretendemos ser uma ponte vital entre os empresários brasileiros e portugueses, fomentando colaborações mutuamente benéficas.

Que perfil de liderança procura o LIDE Portugal para a sua comunidade?

MS: Buscamos líderes reconhecidos nas suas áreas, que tenham a paixão de partilhar e aprender. A generosidade é um traço comum entre os nossos associados. Através da união e colaboração, pretendemos criar um impacto positivo mais amplo na sociedade.

Por que é o momento certo para a chegada do LIDE a Portugal?

Portugal está bem preparado, tanto em termos de infraestrutura como em termos de incentivos, para acolher qualquer tipo de negócio. Tanto Portugal como a Comunidade Europeia oferecem um terreno fértil para aqueles que desejam estabelecer-se e prosperar aqui.

Marcelo Salomão discursa ao lado de grandes empresários no lançamento do LIDE Portugal, em Fevereiro de 2023 | Foto: LIDE Portugal


No cruzar do Atlântico, Marcelo Salomão não só expandiu as fronteiras empresariais como também reforçou a conexão entre dois países unidos por uma rica e desafiante história. Ao liderar o LIDE Portugal, ele evidencia que as fortes raízes em Ribeirão Preto se tornaram o alicerce para estabelecer relações em terras lusas. Sem dúvida, a trajetória de Salomão é um testemunho da capacidade de reinvenção, do poder do empreendedorismo e da força das relações humanas na era global.

Próximo
Próximo

Conheça José Mafra de Camargo Jr, o CEO à frente da estratégia do LIDE Portugal